Tendências de Design para 2019


Modismos passam e voltam. Hoje e nos próximos anos as tendências buscam inspirações no passado. Por isso, a Fastcril separou para você algumas das principais tendencias para o ano de 2019. Acompanhe com a gente!

Logotipos adaptativos:

A incrível popularidade da navegação móvel (e de todos os diferentes dispositivos e tamanho de tela) tornou a navegação a prioridade de todos os sites. Designers gráficos e programadores começaram a experimentar as diferentes maneiras de criar seus designs para que possam se adaptar a todos os tamanhos de tela e modos de usos atuais.
A ideia de modificar um logotipo para que ele possa ser usado em muitos contextos sempre foi impensável… até hoje.
Há algum tempo as empresas vêm redesenhando seus logotipos para modernizá-los e/ou simplificá-los.
Portanto, não é surpreendente que a adaptabilidade seja o próximo passo na resposta à demanda.

Gradientes (Dégradés):

Ha pouco tempo atras gradientes estavam na moda, podíamos vê-los em todos os lugares, nos botões interativos, no cabeçalho dos sites e em todas as apresentações de PowerPoint ja criadas. Por volta de 2007, eles experimentaram a decadência em favor do “flat design”(design plano).
Hoje, o o “flat design”esta evoluindo, e tons de cores estão fazendo seu retorno para ajudar a causa. Essas técnicas de gradiente que vimos reaparecerem no ultimo iOS, bem como sua adoção por lideres de mercado como o Stripe ou o Instagram, aumentaram sua popularidade. Sendo assim, poderemos vê-los cada vez mais em tudo relacionado à experiencia o usuário, como papéis de parede, ilustrações e muitos outros lugares.

Profundidade:

Temos visto muito o uso de efeitos de sombras para dar relevo e profundidade e é provável que as sombras serão bastante usadas nos próximos anos. Tal como acontece com gradientes de cor, efeitos de sombra foram abandonados para dar lugar ao minimalismo extremo e projetos 2D.
Percebemos agora que o relevo é uma grande ferramenta para ajudar os usuários a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos apresentados a eles. Estas novas técnicas consistem frequentemente na criação de sombras de grandes dimensões, suaves e por vezes coloridas, a fim de dar relevo e profundidade aos desenhos.
A profundidade/relevo encontrou seu lugar na estética do design plano, melhorando a funcionalidade e a simplicidade dos projetos, dois princípios que sao as bases do “flat design”. E essas técnicas continuarão a de desenvolver para finalmente criar o novo movimento “semi-flat”. Já vemos muito à nossa volta, seja em ícones, ilustrações, sites e aplicativos móveis.

Bicromia

Duotone é um processo de impressão de semitom (ou Halftoning) onde dois tons contrastantes são impressos um em cima do outro para criar uma imagem de duas cores. Os softwares de edição de imagens tornou o processo mais fácil do que nunca, e até levou o conceito um passo adiante com o processo monocromático, de três cores, processo de quatro cores e “falsa duotone” (imagens coloridas).
Spotify foi responsável pelo retorno do Duotone, usando essa técnica para suas campanhas de marketing. Com suas cores brilhantes e suas diversas aplicações possíveis, o duotone tem sido usado hoje e será usado nos próximos anos.

Paletas e padrões inspirados nos anos 80 e 90:

De tons pastel (incluindo o famoso “rosa milenar”) a cores elétricas, as paletas usadas nos anos 80 e 90 estão mais uma vez ganhando popularidade. O afastamento do movimento “extra-plano” verá o nascimento de um retorno de formas abstratas e geométricas inspiradas pelas
décadas pré-milenares.
Como as crianças nascidas nesses anos se tornaram adultos influentes, tanto como designers quanto consumidores, essa tendência voltará a ser vista hoje e nos próximos anos e trará um toque de nostalgia aos designs que nos cercam.

Movimento e animação:

Toda vez que recebemos uma notificação do Facebook ou deslizamos perfis no Tinder, interagimos com essas micro-animações. Eles são particularmente uúeis para dar aos usuários a sensação de manipular a interface por meio de suas ações e reações. Esse tipo de detalhe pode realmente deixar seus projetos mais interessantes e intuitivos.
GIF`s e SVG`s são ferramentas valiosas para comunicar ideias, conceitos e processos, envolvendo os usuários. Os GIF`s evoluíram muito desde a sua criação e agora estão perfeitamente integrados ao ambiente digital atual. GIF`s animados realmente se tornaram uma tendencia por conta própria e nós entendemos o porquê: eles são engenhosos e chamam a atenção facilmente.

Tipografia:

No que diz respeito à tipografia, designers gráficos irão se mover mais e mais em direção a fontes artísticas e extragrandes. Fontes sem serifas inspiradas na famosa Helvetica que dominaram o espaço digital até agora, não tem mais prioridade, embora permaneçam bastante sintonizadas com os tempos (especialmente fontes em negrito e extra-negrito). Um retorno à variedade é anunciado, durante os próximos anos.
Veremos aparecer fontes mais decorativas e artesanais, além do grande retorno de fontes serifadas.

Projetos personalizados e ilustração:

Seja caprichosa, pragmática ou puramente artística, a demanda por ilustrações sob medida continuará a crescer. Esse tipo de imagem nunca desempenhou um grande papel na indústria de impressão.
No lado digital, no entanto, esse tipo de ilustração vem despertando interesse.
As lustramos personalizadas permitem criar uma linguagem visual que, por sua vez, trará vantagem real à personalização de uma marca. Essa tendência é para a diversidade de estilos e para os clientes buscam explorar o potencial ainda inexplorado do design.

Vintage rico e detalhado:

A tendência vintage não é inteiramente nova, porém permanecerá firmemente enraizada ao redor do design atual. Os logotipos e ilustrações bem tratados sempre foram atemporais. E as marcas que buscam se diferenciar de seus concorrentes costumam encontrar o caminho optando por um design sofisticado.
Fabricantes de cervejas artesanais, produtos orgânicos e naturais sõo adeptos desse estilo e usam-no para comunicar o aspecto artesanal de seus produtos ao seu público.

Você tem aplicado esses elementos em seus projetos? Por aqui, a gente procura incorpora-los em nosso dia a dia, gerando resultados marcantes!

CATEGORIAS

POSTAGENS MAIS RECENTES


20 maio 2019 - 14:25

IMPRESSÃO 3D – Você sabe o que é?

+
2 maio 2019 - 14:57

INDUSTRIA 4.0 – A nova organização

+
6 agosto 2019 - 15:20

Tendências de Design para 2019

+
6 agosto 2019 - 15:44

Tendências em arquitetura para 2019

+
6 agosto 2019 - 15:36

Acrílico na Arquitetura

+

PROJETOS RECENTES

SIGA NOSSO INSTAGRAM