Tendências em arquitetura para 2019


Em 2019, a maior tendência é de ambientes aconchegantes e que busquem maior contato com a natureza. Assim, a sustentabilidade também não fica de fora.

Formas:

As linhas retas ficam um pouco de lado e abrem espaço para as curvas. As formas orgânicas também conquistam mais espaço, remetendo a locais mais aconchegantes. Por exemplo, uma aposta são os espelhos ovais ou redondos. Mas as curvas também podem aparecer em móveis, como mesas de centro e poltronas.

A tendência mesmo é seguir a forma natural, sem preocupação com cantos e arestas. É difícil pensar em curvas na construção inteira, mas ela é aplicada em alguns pontos específicos, como nas piscinas e nos canteiros.
Outra tendência que pode aparecer bastante em 2019 é da imperfeição. Por exemplo, vasos tortos, beiradas irregulares e acabamentos que lembram a oxidação. O único problema é quando um perfeccionista se depara com alguma delas.
Não podemos esquecer do minimalismo. Contra a maré do aconchegante, ele é uma tendência que se mostra com um número cada vez maior de adeptos, principalmente na época do “menos é mais”.

A cor do ano:

Enquanto muitos seguem o ritual de passar a virada do ano de branco, a cor do ano da arquitetura e da decoração muda. Em 2019, a cor do ano será a Living Coral, que promete trazer alegria, conforto e familiaridade para os ambientes. Ela foi divulgada pelo Pantone Color Institute.
Cores voltadas para o aconchego e que remetem à natureza também estarão em alta. Tons quentes de bege, verdes, vermelhos e laranjas são boas opções. Com a reconexão com a natureza, o verde presente nas plantas também promete estar presente em 2019. O vermelho, os tons queimados e o dourado também estão na lista.

Materiais:

A madeira, natural ou escura, é um dos materiais que estará em alta em 2019. Ela dá um toque de conforto e tem uma boa combinação com as plantas. É possível apostar no uso da madeira, inclusive, na cozinha.
O granilite, uma mistura de mármore, pedras naturais, pigmentos e cimento também estará em alta em 2019. Ele pode aparecer em vários espaços: tampos de mesas, bancadas, e mais.
A madeira e as pedras contrastam com as cores terrosas. Juntos, remetem ao meio ambiente e criam um espaço que promove a conexão com a natureza.

Sustentabilidade:

Tendência aclamada pela organização da Maison e Objet, a sustentabilidade aparece como uma das principais virtudes que um produto pode ter atualmente. Com ela, materiais mais naturais, como fibras, madeiras e cerâmicas, além de matérias primas recicladas, tomam conta dos lançamentos, especialmente os mais originais.

Peças interativas:
A customização é um desafio para o design. Como fazer peças que sejam sempre lindas, mas também se adaptem à realidade de cada pessoa? Marcas já consolidadas como a Nardi e a Tarkett apresentam suas soluções, acompanhando um movimento de jovens designers como os que apresentaram seus trabalhos no Le Off da Paris Design Week.

Minimalismo:

Quando menos é mais, o traço e função dos objetos tem seu valor potencializado e surgem soluções que aparentam simples, mas vem cheia de beleza e praticidade. É o caso, por exemplo, dos talheres Skeleton, assinado pelo estúdio nendo para a Valerie Objects, mas também de muitas outras marcas que apostaram no desenho limpo e sem firulas.

Acrílico:

Um material que é utilizado na produção de pequenos objetos, utensílios domésticos, peças de decoração, mas também pode ser aplicado nas grandes obras da construção civil e na arquitetura em forma de coberturas, parapeitos, protetores acústicos, divisórias, aquários gigantes e para atender muitas outras necessidades.
o acrílico hoje se tornou um material muito utilizado inclusive por artistas plásticos na construção de verdadeiras obras de arte.
Decoradores também se apaixonaram pelo material e hoje investem nessa ideia da aplicação do acrílico, pois este oferece muitas possibilidades estéticas, resistência, facilidade na aplicação e economia, uma vez que seu preço baixo é um grande aliado dos projetos.
Na arquitetura, os profissionais se apaixonam pelas possibilidades que encontram no acrílico, principalmente quando se trata do acabamento primoroso que é possível obter.
Um bom exemplo do que estamos falando é a obra desenvolvida na Hachimitsu, uma doceria que ganhou destaque na cidade de Londrina/PR, tanto pelos delicioso doces quanto pela arquitetura criativa em forma de desenho orgânico que remete a uma colmeia de abelha.

 

Você tem usado a criatividade em seus projetos? A Fastcril está aqui pra te ajudar a surpreender seus clientes!

CATEGORIAS

POSTAGENS MAIS RECENTES


20 maio 2019 - 14:25

IMPRESSÃO 3D – Você sabe o que é?

+
2 maio 2019 - 14:57

INDUSTRIA 4.0 – A nova organização

+
6 agosto 2019 - 15:20

Tendências de Design para 2019

+
6 agosto 2019 - 15:36

Acrílico na Arquitetura

+
6 agosto 2019 - 15:44

Tendências em arquitetura para 2019

+

PROJETOS RECENTES

SIGA NOSSO INSTAGRAM